sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Resultados de aprendizagem no idioma inglês

Um dos grandes em ensino de inglês no mundo, a Pearson, divulgou esses dias um estudo que publicou em outubro passado sobre a padronização dos resultados em proficiência de aprendizagem da língua inglesa.

Após anos de dados coletados junto aos professores, alunos e feedback de  seus materiais, eles montaram uma escala que orienta o nível de inglês em que se encontra o aluno e qual o nível de progresso a ser atingido e isso para todas as quatro habilidades.

Sensacional! Esses dados de escala que servem para orientar e padronizar os cursos de inglês e seus objetivos, além de medir os seus resultados serão fundamentais para alavancar a nossa conquista com este idioma.

Uma outra pesquisa divulgada uns anos atrás por outro grande no ensino de idiomas, a EF, que classificou os povos não falantes de língua inglesa por sua proficiência neste idioma, colocou o Brasil perto da 50ª posição, com uma proficiência classificada como ruim.

Já coloquei neste Blog, baseado em dados desta mesma pesquisa, o panorama do nosso país no quesito ensino de inglês: somos campeões mundiais em escolas e franquias de idiomas! A pergunta que não quer calar é como somos tão ruins em um idioma tão ensinado em nosso território?

Os cursos de inglês das escolas brasileiras obedecem critérios próprios e na maioria baseados no modelo dos anos de 1970, quando as primeiras franquias chegaram por aqui: gramática, estrutura, linearidade. Novas escolas foram e vão surgindo, mas nenhuma que saia desta caixinha. A própria educação básica, que por lei oferece este curso desde os anos iniciais, não conseguem, mesmo depois de 10 anos de estudo, formar alunos nem perto da fluência no idioma.

A língua não é algo estático e racional, não existe bem uma lógica a ser seguida para aprendê-la mais 
ou menos. Isso pode ser explicado pela minha filha de 6 anos, que possui um vocabulário invejável, entonação e sintonia perfeitas quando usa palavras em suas frases e, no entanto, nem ainda é alfabetizada.

Devemos mudar nossa abordagem como alunos e sermos atores principais na nossa aprendizagem. Saia da caixinha. Escolha o curso com o seu perfil de aluno e acompanhe o seu progresso. Única forma de sermos um pouco melhores que ruim.

A Ediomas e-Learning trabalha com perfis de aprendizagem, cursos customizados alinhados aos objetivos traçados e gerenciamento de resultados que cobrem toda a participação do aluno em seu curso: suas atividades, suas aulas online, seu comportamento com o idioma em cada uma das habilidades.




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