sexta-feira, 17 de julho de 2015

Aplicativos na educação


Outro dia Viviane Senna falou em uma entrevista que “um médico que operava há 40 anos não conseguiria operar hoje; um engenheiro que projetava há 40 anos não projetaria hoje; mas um professor que ministrava suas aulas há 40 anos não teria nenhuma dificuldade em fazê-lo nos dias de hoje”. Por quê? Porque ele faria exatamente como sempre fez: pegaria um giz e se colocaria na frente da classe, enchendo o quadro de informações, esperando que os alunos fizessem o mesmo em seus cadernos com os seus lápis e canetas.
Não houve qualquer avanço tecnológico na área da educação nos últimos anos... na verdade, a educação básica está longe de ser aliada da tecnologia.
As universidades e os cursos livres iniciaram uma oferta de cursos a distância, mas toda a estrutura, adaptação de abordagem e consolidação de aprendizagem nesse novo modelo ainda parecia muito perdida e confusa. Por um lado, cursos que deixavam o aluno completamente abandonado na condução de seus estudos pela internet; ou uma oferta de plataformas mirabolantes, mas nada que visasse o resultado do processo em si: o básico aprendizado.
Hoje estamos vivendo a era dos aplicativos e eles estão de sobra nas lojas virtuais. Poderiam ser “amigos da educação”? Com certeza. Eis uma lista dos melhores apontados pela revista Exame para diversas disciplinas.
Nos cursos e-learning da Ediomas, estou conduzindo um gerenciamento de conteúdos entre o Blogger, grande amigo dos artigos e da divulgação da produção de professores e alunos;
 Evernote, excelente para organizar, acessar e inclusive papear! Gravo e recebo muitos arquivos de áudio com muita facilidade, pelo celular, e arquivo tudo como forma de avaliação de progresso no desenvolvimento especialmente das habilidades de fluência e audição;
Quizlet, recentemente descoberto, faz misérias com glossários, exercícios de aquisição de vocabulário e afins. Os alunos de Business English estão experimentando criar e compartilhar os seus próprios glossários e utilizá-los, é claro.
Tudo isso, porém, de nada vale se não for para implementar os processos de aproximar os alunos aos conteúdos, despertar interesse e o resultado, a mudança maior que acontece em todos que aprendem coisas novas.
Aproveitem! Apropriem-se do conhecimento!

Denise Neves.

Nenhum comentário: