segunda-feira, 8 de junho de 2015

Enem pra quê?

Inscrições para o Enem rolando e já no primeiro dia mais de 400 mil inscritos. É claro que como todos os serviços de internet no Brasil, reclamações a respeito do sistema que não suporta o acesso de nem metade dessas pessoas em seu site. Mas é isso mesmo: lançam o sistema como se fosse resolver a vida das pessoas, mas não é bem isso. Pelo contrário, complica.

Qual é a expectativa de inscritos e de ingressos universitários para o próximo ano? Sempre espera-se que exceda aos números do ano anterior. Mas como será o desempenho desses estudantes tendo os seus mestres em greve há meses? E pior: sem nenhuma perspectiva se serem tratados com mais respeito e retomarem os seus trabalhos com alguma qualidade.

E quanto aos professores universitários? Semana passada o sindicato já declarou que fará paralisação. Esse já é outro cenário ao qual estamos mais e mais acostumados: todo ano, universidades públicas param. Alunos sem aula, atrasos nos cronogramas.

Tanto se criticou o Enem em sua implantação e as fraudes que o acompanharam, mas tiveram sucesso em fazer o exame ter alguma credibilidade. Daí os números astronômicos de inscrições, crescentes a cada ano.


Como essa demanda será atendida? Esse é outro problema que, como todos os projetos neste país, não é previsto, não é relacionado, não tem solução. 

Nenhum comentário: