sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

There’s only one reason for studying English or are there more?





Resultados da pesquisa atual sobre proficiência em língua inglesa de países não falantes da língua, divulgada pela EF (Education First), o Brasil não demonstrou nada de diferente daquilo que apresenta em relação às outras área da educação: caiu em seu ranking anterior, ocupando agora a 46ª colocação em uma lista que enumera 54 países.
Nosso país, por outro lado, ocupa as primeiras posições quanto à quantidade de escolas e serviços oferecidos em aprendizagem de inglês, e também quanto ao número de estudantes. Fica a pergunta: por que mesmo com boa oferta e ótima procura, os brasileiros falam inglês de baixa qualidade?
Sempre escuto as pessoas falando sobre a necessidade de aprender inglês. “Precisamos aprender inglês!” Será essa a razão do nosso fraco conhecimento da língua: o fraco conhecimento das próprias razões para estudar inglês.
Uma pergunta bacana para se fazer é: existe algo do meu interesse que eu não consiga explorar, entender, estudar, porque eu não sei inglês? Muitas podem ser as respostas aqui. Materiais de diversas categorias e assuntos (culinária, carros, guias de viagem, fotografia) chegam até nós, mas as editoras não veem mercado para traduzi-los e isso estreita o público que tem acesso a eles.
Se você conseguir identificar isso, já saiu na frente. Seu aprendizado será significativo e efetivo. Se a sua resposta à pergunta “Por que você estuda inglês” for “Porque eu uso no trabalho”, melhor reavaliar. Você nem sempre ficará nesse trabalho e terá que fazer um esforço para estudar algo que pode ser bem mais prazeroso e concreto.
Pense a respeito. O que você mais usa em inglês: leitura? Ouve música? Usa o Skype com amigos em outros países? Escreve e-mails? Filmes? Livros técnicos? Congressos? Do que você gosta?
Aprender pode ser divertido, mas é claro que perde a graça assim que percebemos que não temos nenhum progresso! Aprender também depende do nosso interesse. Aproprie-se do conhecimento!

Nenhum comentário: