terça-feira, 20 de março de 2012

As crianças devem ser crianças

As crianças devem ser crianças. Este é o foco de discussão do curso “Cultura e Educação” do Portal Educação, que venho fazendo, na modalidade à distância, desde o mês passado. É fato que os educadores e os pais vêm se esquecendo desse princípio básico, o de que as crianças são cidadãos formadores de cultura própria e não pequenos adultos. Nós as colocamos na posição de responder e agir de acordo com as nossas expectativas, o que dificulta todo o diálogo e interação entre o mundo das crianças e dos adultos.
Um exemplo disso foi vivido por mim, no dia em que fomos visitar a exposição “Guerra e Paz” de Portinari, no Memorial da América Latina. Ao entrar, a emoção de estar diante daqueles painéis enormes, maravilhosos e históricos foi imprevisível. Fui tomada por sentimentos de orgulho, fascínio e comoção, tudo ao mesmo tempo.
Creio que algo parecido aconteceu com a Ana Luisa porque ela foi correndo em direção a uma das telas e, sem pensar duas vezes, estendeu seu bracinho para colocar a mão na pintura. Bem que dizem que as crianças vêem com os dedos. É claro que o segurança do local fez uma cara muito feia (com razão) e eu logo me abaixei e expliquei que aquelas pinturas deveriam ser apreciadas com os olhos, que ela iria gostar de qualquer jeito, mesmo sem tocá-las. Ela entendeu, não quis mais enfiar o dedo nas telas, mas correu de um lado para o outro e gritava “azul”, que é a sua cor preferida e que aparece em abundância na tela da “Guerra”. Eu fiquei um tanto perturbada com aquela agitação, mas o que eu esperava? Que ela colocasse a mão no queixo e dissesse: “mamãe, são fascinantes...”?

Relato, agora, a experiência que tive com a aula da semana passada.
Objetivo: apresentar vocabulário relacionado à Páscoa, próximo feriado em nosso calendário.

Começamos a falar sobre a Páscoa e o seu símbolo: o coelhinho. Ele anda? Não! Ele pula! Hop, hop, hop. E as orelhinhas? Elas fazem flop, flop, flop. E o que ele traz? The Easter eggs. E foi aí que uma das garotinhas teve a brilhante idéia de pegar umas latas cheias de letrinhas dentro e separar todas as letras “O” para serem os ovos (eggs) e colocá-los na cestinha (basket) e circular pela sala fazendo o hop, hop, hop.
Eu não conseguiria propor uma atividade melhor que essa.

Nenhum comentário: