quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Palavras e terminações e derivações

“Pobre de mim quando você adolescer”. Esta frase foi extraída da coluna de Pasquale Cipro Neto hoje, na Folha, tratando sobre a palavra adolescente e sua derivação do verbo adolescer. Foi perfeita pra mim, afinal, Ana Luisa tem feito muito “arte” como ela mesma gosta de dizer, com aquele “ti” no final que fica tão gostoso de ouvir nos bebês e eu já posso pensar mesmo “pobre de mim quando ela adolescer”.


Na verdade, isso tudo começou com a infindável discussão sobre como devemos chamar Dilma, “presidente” ou “presidenta”. Esta questão será polêmica até o fim do mandato? Deu discussão no Senado, quando Marta Suplicy resolveu corrigir Sarney ao se referir à Dilma como “presidente”. De fato, discussão importante essa.

Voltando aos adolescentes, esses serão meninos e meninas, assim como os valentes, também citados pelo Professor, o que me fez lembrar que esta semana fui fazer uns exames em um laboratório e um garoto, devia ter uns sete anos, ostentava um adesivo com os dizeres: “sou valente, fiz todos os meus exames!” Adorei.

Nenhum comentário: